Tuesday, May 30, 2017

Uma poesia de Aleyda Romero


A veces

Aleyda Romero                                           


 “Sucede que me canso de ser  hombre”                   Walking Around.. Pablo Neruda.                         

Sucede que me canso de ser mujer.                     
De mis dolores de siempre,                             
y mi amargura mensual.                                 
Me cansa la faena, la rutina, el apuro                 
por  las “cosas importantes”,                         
me cansa tener que llegar siempre a la misma hora,     
Salir atropellando sueños,                             
sobrevivir a dentellada limpia.                       
Me canso de ensordecer y enmudecer a veces,           
Me cansa la radio, la televisión…                     
estos años que se me vienen encima                     
sin ningún respeto, esta memoria que cavila           
con fechas y nombres que fueron importantes.           
La tristeza y hasta la felicidad                       
me aterra, puede ser un mal presagio.                 
No me cansa la sonrisa de aquel niño mío,             
Un libro, un atardecer, un poema, un buen amigo       
y  la visión de aquel ángel.                 


Às vezes

"Sucede que eu sou cansado de ser um homem"
Caminhando em torno .. Pablo Neruda.

Sucede que me canso de ser uma mulher.
De minhas dores de sempre,
e minha amargura mensal.
Me cansa a tarefa, a rotina, a urgência
pelas "coisas importantes"
me cansa ter de chegar sempre à mesma hora,
sair atropelando sonhos,
sobreviver à mordida limpa.
Me canso de ensurdecer e emudecer, às vezes,
me cansa o rádio, a televisão ...
estes anos que me vieram em cima
sem nenhum respeito, esta memória que paira
com datas e nomes que eram importantes.
A tristeza e até mesmo a felicidade
me apavora, pode ser um mau presságio.
Não me cansa o sorriso daquele filho meu.
Um livro, um pôr do sol, um poema, um bom amigo
e a visão daquele anjo.


Ilustração: Marcelo Simões – blogger. 

No comments: